Sena Revestimento Sena Revestimento Sena Revestimento Sena Revestimento Sena Revestimento Sena Revestimento Sena Revestimento Sena Revestimento

Manutenção e Limpeza das Esquadrias de Alumínio

Cuidados especiais para manutenção e conservação de Portas e Janelas de Alumínio.

Além da estética, versatilidade e contemporaneidade, muitas são as vantagens da aplicação de portas de alumínio em móveis e ambientes. De acordo com a ABAL, enquanto as portas com perfil de aço necessitam de constante manutenção contra a ferrugem, as de alumínio têm maior durabilidade e requerem cuidados simples para sua conservação.

Para garantir o perfeito funcionamento das portas e janelas de alumínio aqui vão algumas dicas fáceis de seguir:

Evitar o contato do alumínio com produtos abrasivos ou agressivos como cimento, cal, ácidos e esponjas de aço é um primeiro passo que não pode ser ignorado. A limpeza deve ser feita com esponja macia ou pano com sabão neutro ou álcool. Minimizar qualquer tipo de batida ou pancada também ajuda a conservar as portas.

Ao optar pela aplicação de vidros nas portas, é melhor dar preferência aos vidros temperados, que têm maior resistência. Quanto à limpeza, a recomendação é fugir de saponáceos, solventes e esponjas, substituindo-os por um pano limpo com água e sabão neutro e enxaguando bem para evitar manchas.

Para limpar, só água e sabão?

A limpeza de superfícies e objetos de alumínio é simples e não requer mais do que um pano molhado com detergente

Quem tem algum objeto confeccionado em alumínio anodizado, seja um aparelho eletrônico, um móvel residencial, um portão ou mesmo revestimentos internos e externos que compõem a arquitetura de imóveis, não deve ficar preocupado com cuidados especiais para deixar essas superfícies sempre com aspecto de novas.

Da mesma maneira que se deve proceder com a conservação de um automóvel, lavado a cada semana ou 15 dias, os objetos de alumínio necessitam apenas de cuidados que qualquer um pode ter. Com um pano macio e úmido, embebido em pequena quantidade de detergente (ou sabão), limpa-se toda a área superficial, retirando a sujeira que fica depositada.

Essa forma de conservação e limpeza não vale para as panelas feitas com o metal, nem para os casos em que haja incrustação de resíduos gordurosos ou de outra natureza que estejam aderidos ao alumínio. Nestes casos, a indicação é usar um solvente neutro, do tipo toluol ou xilol, próprios para dissolver incrustações.
O coordenador da Comissão de Estudos de Tratamento de Superfície da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Adeval Meneghesso, recomenda que na manutenção do alumínio jamais se use produtos alcalinos ou ácidos, como soda. Ele também ensina que nunca se deve utilizar materiais abrasivos com a intenção de "limpar" a superfície do metal.

No volume 3 do Guia Técnico do Alumínio (editado pela Abal), que abor­da o Tratamento de Superfície, no capítulo 15 - Controle da Qualidade, à pá­gina 104, item C, estão as recomendações:

Proteção e manutenção

1 - Devido à propriedade de reagir com elementos ácidos e alcalinos do óxido de alumínio formado durante a anodização, deve-se evitar o seu contato com produtos alcalinos, tais como argamassa, cimento, massa de reboco e resíduos aquosos desses materiais, e com produtos ácidos, por exemplo, ácido clorídrico (muriático);

2 - A fim de evitar esse contato, as peças anodizadas devem ser protegidas temporariamente com produtos adequados, que vão ser removidos após eliminadas as causas que poderiam vir a danificar a anodização;

3 - Para conservação e limpeza das peças anodizadas, deve ser aplicado detergente neutro com esponja macia; não se deve usar ferramentas e materiais, tais como, facas, palhas de aço etc., ou qualquer meio mecânico que possa vir a danificar a camada anódica.

 




 
Rua RB 50a, Quadra 50, Lote 20 -Residencial Recanto do Bosque - Goiânia (GO)
© 2011 / 2021- wwwsenarevestimentos.com.br - Todos os direitos Reservados
I: